quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Trajetória de vida & Nelson Mandela

Segundo Nelson Mandela, ex-presidente e pacificador da África do Sul, existe na África um conceito conhecido como "ubuntu". Ele afirma que existe um sentimento profundo de que somos humanos somente por intermédio da humanidade dos outros. Isto é, se vamos realizar qualquer coisa neste mundo, esta será desenvolvida em igual medida ao trabalho e as realizações dos outros.

Acho extremamente inspiradora a vida de Nelson Mandela. Depois de ter estado preso por incríveis 27 anos, poder reavaliar sua vida, amansar seu espírito revolucionário, se autoconhecer, realinhar suas estratégias, ajustar seu projeto de vida e realizar um grande trabalho. Depois de sair da cadeia aos 70 anos, promoveu reformas inimagináveis em um país que esteve inúmeras vezes muito próximo a uma guerra civil sustentada pelo racismo.

Com sua liderança incontestável soube unir opressores e oprimidos sob um projeto de Nação. Sempre afirmando sua crença de que nada poderia ser feito só pelo esforço dele, mas sim somado ao de toda a população de origem negra e branca de seu país.

Este exemplo deve nos estimular a nunca perdermos o olhar para nós mesmos, reconsiderar o que temos feito e ficar atentos ao legado que vamos deixar. Vários conceitos espíritas podem ser relacionados nesta trajetória de Mandiba (nome como Mandela era carinhosamente chamado em seu país).

Mandela viveu a força do livre- arbítrio, que deixa de lado o destino, predestinação, sorte ou azar, pois tudo que ele e o povo africano promoveram foi fruto das decisões tomadas no presente, baseadas nas reflexões sobre o passado, para conquistarem um futuro diferente.

Sua trajetória de vida deixa claro que ele sabia o tempo todo o significado de sua existência. A evolução do seu espírito foi possível pela avaliação dos acontecimentos vividos e da experiência acumulada.

Lembrando Antonio Grimm, espírito orientador das atividades de pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), “quem não age não é”. No presente, a vida de Mandela vem sendo marcado sempre por sua pró-atividade e pela capacidade de fazer. Desta forma, ao agir, Nelson fortalece a própria identidade e promove transformações. Projetando num futuro a expectativa do que ele e a população sul-africana querem ser.

Texto: Emerson Zenon Gramemann
Site: http://www.serespirita.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário